O Instituto Conservação Costeira (ICC) promoveu uma vistoria conjunta no bairro do Piavú, em São Sebastião, com a participação da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP). A ação teve como objetivo avaliar a situação de contaminação ambiental identificada na região e cobrar medidas urgentes de saneamento.
Durante a vistoria, foi constatada a presença de redes de drenagem que misturam águas de caixa de gordura e esgoto sem tratamento, resultando em poluição visível nos córregos locais. O problema, segundo os técnicos, está impactando diretamente o Rio Negro, a Área de Proteção Ambiental (APA) Baleia Sahy e, em consequência, os rios e praias onde essas águas deságuam (Praia da Baleia e Praia da Barra do Sahy).
Diante da gravidade do caso, a Prefeitura de São Sebastião programou para a próxima semana a limpeza das valas e da drenagem do bairro, como medida emergencial.
“A Prefeitura, em contrapartida, já alinhou para a semana que vem uma limpeza das valas e drenagem. E estamos aqui já com o pessoal também da Regional de Boiçucanga para acompanhar e executar esse serviço”, afirmou Forlan dos Santos, secretário adjunto de Serviços Públicos (SESEP).
Como próximo passo, o ICC, em articulação com a SESEP, pretende intensificar a limpeza de alguns córregos, em caráter paliativo, até que seja implementada a solução definitiva: a rede de saneamento do bairro, cuja priorização já foi solicitada à SABESP. A instituição reforçou que o enfrentamento do problema é fundamental não apenas para a proteção da APA Baleia Sahy, mas também para a saúde pública das comunidades locais.