Comemoração da Semana do Caiçara teve atividades com crianças e jovens de São Sebastião, em parceria com instituições educacionais da região
No dia 15 de março é comemorado o Dia do Caiçara, termo de origem tupi que faz referência a cercas que protegiam aldeias. Os caiçaras são descendentes de índios e de portugueses que chegaram ao Brasil a partir do século 16 e, em alguns casos, de negros trazidos ao país como escravos. Por viverem em áreas isoladas, acabaram preservando muito da cultura de seus antepassados, como o modo de produção, festas com músicas e danças próprias e o ritmo de vida.
O ICC luta pela preservação e valorização desta cultura tão importante para nossa história, apoiando a sua permanência no território e o fomento a práticas sustentáveis de complemento e geração de renda para estas famílias. Na gestão da APA Baleia Sahy, a integração das comunidades tradicionais está prevista desde a sua implantação até os programas de gestão do Plano de Manejo desta Unidade de Conservação.
Em comemoração a esta data, este ano fizemos em parceria com institutos educacionais da região para a realização de algumas atividades com crianças e jovens da comunidade, a fim de lembrar e valorizar a história e luta deste povo e sua rica cultura.