A Praia do Guaecá, último bairro localizado na região central de São Sebastião sentido Costa Sul, pode se tornar uma APA – Área de Preservação Ambiental.
Redação – Band Vale FM
Os membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente deliberaram por unanimidade o prosseguimento do processo para aprovação da Unidade de Conservação. Os trâmites tiveram início em 2016 e nos últimos 13 meses ganharam força.
De acordo com a integrante da Sociedade Amigos do Guaecá, Tatiana Araújo, os estudos foram inspirados em outra APA da região sul, na barra do Sahy, criada em 2013 e tem entre os objetivos principais, preservar os recursos hídricos do bairro.
O trâmite do processo administrativo ainda passará pela prefeitura e deverá ser aprovado pela Câmara. Caso a votação seja positiva, o município ganhará a segunda unidade de proteção ambiental.
A região onde será implantada a APA Guaecá possui um conjunto de ecossistemas diferenciados e reúne três dos cinco patrimônios nacionais, a Serra do Mar, a Zona Costeira e a Mata Atlântica. Os outros dois patrimônios são a Amazônia e o Pantanal.