Participação do Instituto Conservação Costeira em conselhos municipais e monitoramento do Litoral Norte possibilita ações preventivas, revertendo problemas sociais e ambientais antes mesmo que esses se consolidem.
Como ação estratégica de monitoramento permanente, a presença do Instituto Conservação Costeira em foros participativos vem garantindo de forma pragmática a nossa atuação em diversos Conselhos Consultivos Municipais e de Unidades de Conservação. Recentemente, participamos, por exemplo, da reunião do Conselho da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte (APAMLN), no dia 31 de outubro; do Conselho Consultivo do Refúgio de Vida Silvestre de Alcatrazes, em 22 de novembro; e, em 27 de outubro, de reunião no Conselho Municipal de Turismo.
Para se ter uma ideia da abrangência de nossas ações, outros eventos também contam com a nossa participação, a exemplo da Virada Sustentável, que aconteceu de 06 a 08 de outubro, caracterizado como um movimento de mobilização colaborativa em prol da sustentabilidade, nas cidades de São Sebastião e Ilhabela.
Em reuniões realizadas nos meses de outubro e novembro, os representantes do ICC defenderam a manutenção do Instituto como membro titular nos referidos conselhos, com direito a voto para poder decidir temas, encaminhamentos e diretrizes que visam a manutenção da qualidade do meio ambiente e de vida da população, tanto da APA Baleia Sahy, como em toda região do Litoral Norte de São Paulo.
Esse engajamento e o monitoramento do Litoral Norte constantemente são fundamentais, sobretudo, no alinhamento e união de setores, órgãos e lideranças que se dedicam ao enfrentamento das transformações socioambientais que estão ocorrendo na região da zona costeira paulista. Estas transformações devem-se à implantação de grandes empreendimentos ligados aos setores de combustíveis (óleo e gás) e de transportes (porto e rodovias) que vem comprometendo a tão desejada qualidade de vida de moradores, frequentadores e turistas em nossa região.
A nossa ação é, preferencialmente, preventiva, dado a sua eficácia em termos de resultados práticos, que envolvem menos recursos físicos e financeiros, podendo reverter problemas antes mesmo que esses se consolidem.
Deseja contribuir com as ações do ICC em ações de preservação do Litoral Norte Paulista? Clique aqui!