Como co-gestor da APA Baleia Sahy, que possui um dos mangues mais conservados do Litoral Norte, o ICC foi convidado a palestrar sobre a unidade de conservação. O biólogo Edson Lobato falou sobre a APA como instrumento de articulação e educação ambiental.
No dia 26 de Julho é comemorado o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais e, este ano, nós do ICC participamos do evento “Manguezal: Berço Ameaçado”, organizado em Ubatuba e organizado pela ONG Amigos na Preservação, Proteção e Respeito a Ubatuba (APPRU) e pela Rede Nacional dos Manguezais (RENAMAN).
O ICC é co-gestor da APA Baleia Sahy, que possui um dos mangues mais conservados do Litoral Norte, por isso foi um dos palestrantes no evento. O biólogo Edson Lobato, do ICC, falou sobre como a criação de uma Unidade de Conservação como uma APA pode não só conservar o manguezal, como também ser um instrumento de articulação, educação ambiental, empoderamento e apropriação do meio ambiente pelos atores do seu entorno.
A inovação do sistema de da co-gestão também atraiu a atenção e a curiosidade dos participantes, que fizeram muitas perguntas sobre este case bem sucedido que o ICC vem desenvolvendo em parceria com prefeitura Municipal de São Sebastião na APA Baleia Sahy.