A diretoria dos Institutos esteve na Secretaria de Habitação do Estado, cobrando a continuidade do projeto cidade legal e da regularização fundiária da Vila Sahy e Baleia Verde
No dia 11 de abril, a advogada Fernanda Carbonelli, presidente do Instituto Conservação Costeira, e a fundadora do Instituto Verdescola, Maria Antonia Civita, estiveram com o Secretário de Habitação do Estado de São Paulo, Flavio Amary, para pleitear agilidade e apoio ao programa de regularização fundiária na região da Vila Sahy e Baleia Verde – leia mais sobre o assunto aqui.
Há mais de 4 anos, ICC e Verdescola acompanham os procedimentos burocráticos do projeto, pleiteando uma área para construção de moradias populares, além da reurbanização dos núcleos. “Não é a primeira vez que impulsionamos este tipo de reunião, a batalha vem de longa data”, explica Fernanda Carbonelli. Para ela, é necessário o envolvimento da sociedade civil e da iniciativa privada para impulsionar e buscar apoio, para que as ações possam ocorrer o quanto antes.
As Associações de Moradores são unidas e buscam soluções a nível municipal, e nós apoiamos integralmente estes pedidos. “Temos que mudar a realidade dessas pessoas, ter uma comunidade com drenagem, esgotamento sanitário, áreas verdes, numeração correta. Hoje as pessoas não têm direito de receber uma correspondência em sua residência, além da qualidade de vida comprometida. Sonhamos juntos em uma reurbanização e regularização que contemplem a história desta comunidade, e que possam propiciar qualidade de vida e segurança jurídica a centenas de famílias. Não vamos medir esforços para colocar todos os atores, incluindo Ministério Público, Governo Municipal e Governo Estadual, integrados em buscar uma solução”, ressaltou a advogada Fernanda Carbonelli.