O Instituto Conservação Costeira (ICC) foi eleito nesta terça-feira como delegado nato da sociedade civil paulista para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que acontecerá em 2025, em Brasília. A eleição foi conduzida pelo Comitê Organizador Estadual (COE-SP) e contou com a participação de mais de nove organizações da sociedade civil, que disputaram a vaga de representação estadual.
A eleição é um reconhecimento ao trabalho de base e à trajetória do ICC, que atua há mais de 12 anos no Litoral Norte de São Paulo com foco na conservação da Mata Atlântica, educação ambiental, inovação tecnológica e fortalecimento das comunidades costeiras frente à crise climática.
“Essa conquista é coletiva. Representar o estado de São Paulo na Conferência Nacional do Meio Ambiente é uma responsabilidade imensa e uma oportunidade de levarmos a voz do território, das populações vulneráveis e dos biomas ameaçados como a Mata Atlântica.
A Conferência Nacional do Meio Ambiente é o principal espaço participativo do país para o debate e formulação de políticas públicas ambientais. O ICC levará para Brasília a experiência de projetos como o Restaura Litoral, que alia drones e reflorestamento de áreas degradadas após o desastre climático de 2023, além de ações de educação climática em escolas públicas e oficinas com comunidades afetadas.
Sobre o ICC:
Fundado em 2013, o Instituto Conservação Costeira foi eleito uma das 100 melhores ONGs do Brasil em 2024, sendo referência em atuação integrada entre conservação ambiental, justiça social e inovação. Também integra o Conselho Estadual de Mudanças Climáticas e lidera o projeto Restaura Litoral, em parceria com Fundação Florestal, Ambipar Group, Concessionária Tamoios e Atlântica Consultoria Ambiental.