No dia 5 de setembro, o Instituto Conservação Costeira (ICC) participou do Simpósio sobre Governança, Justiça e Resiliência Socioambiental em Tempos de Crise Climática, realizado na ESALQ/USP, integrando a mesa “Desafios de Governança em Tempos de Crise” ao lado de especialistas como André Lima, Rubens Benini e Helena Carrascova.
Na ocasião, a diretora executiva Fernanda Carbonelli apresentou a experiência do ICC durante e após a tragédia de São Sebastião, ressaltando iniciativas de governança, restauração e educação ambiental que fortaleceram a resiliência socioambiental da Costa Sul de São Sebastião.
Ela destacou que projetos como o Restaura Litoral Norte são fundamentais no enfrentamento das maiores crises da humanidade — climática, da biodiversidade e da desertificação —, lembrando que a floresta desempenha papel essencial na proteção da vida diante do aumento de deslizamentos, enchentes e outras tragédias ambientais.
O simpósio, promovido pela OCA-ESALQ/USP, reuniu especialistas e instituições para promover sinergias e reforçar a importância de coalizões entre sociedade civil, academia e governos na busca por soluções para a emergência climática.