Ir para o conteúdo Pular para o rodapé
Programa de Criação de Unidades de Conservação - Instituto Conservação Costeira - ICC

Programa “São Sebastião Resiliente”

Em resposta à tragédia socioambiental ocorrida no Litoral de São Paulo em 2023, foi criado o Programa “São Sebastião Resiliente” que busca proteger a comunidade diante dos desafios climáticos, evitando futuras tragédias e conservar a Mata Atlântica.

O programa tem o apoio técnico do ICC, com seu pioneirismo na criação de modelo de APA, a APA Baleia Sahy. Um modelo bem sucedido e que agora busca ser replicado no município.

Conheça o Programa

O projeto inclui a criação de novas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) e Parques Municipais em 4 bairros do município: Barra do Una, Juquehy, Enseada e Barequeçaba/Pitangueiras e tem o apoio técnico do ICC.

A proteção da vegetação é fundamental para evitar desastres ambientais. Dra. Fernanda Carbonelli, diretora executiva do ICC, destaca: “Com o sucesso da APA Baleia Sahy, percebemos que a área serve como uma “esponja” na absorção da água das chuvas e evita o deslizamento de terra. Estamos confiantes de que, com a aprovação dessa iniciativa, São Sebastião se tornará um exemplo para outras cidades brasileiras”.

O ICC (Instituto Conservação Costeira) foi fundamental na concepção da iniciativa, trazendo sua experiência e conhecimento técnico para garantir que as medidas adotadas sejam eficazes e sustentáveis a longo prazo.

Praia da Baleia e Barra do Sahy - APA Baleia Sahy - São Sebastião - Instituto Conservação Costeira ICC
Rio Sahy - APA Baleia Sahy - São Sebastião - Instituto Conservação Costeira ICC

O Programa “São Sebastião Resiliente” tem como principais objetivos a mitigação de riscos, a proteção da população e a resiliência climática. Para alcançar esses objetivos, serão implementadas medidas de infraestrutura de drenagem e manejo das águas pluviais, a criação de um Cinturão Verde em torno das comunidades vulneráveis e a promoção de um ambiente urbano mais sustentável e adaptável às mudanças climáticas.

Além disso, prevê a criação de novas unidades de conservação em áreas estratégicas da cidade. Essas medidas visam não apenas proteger o meio ambiente e reduzir os riscos de desastres naturais, mas também promover o bem-estar e a qualidade de vida da população e garantir um futuro sustentável para as gerações futuras.

O Programa “São Sebastião Resiliente” passará para aprovação pela Câmara dos Vereadores e a expectativa é que, uma vez aprovado, seja um marco na história da cidade e inspire outras localidades a adotarem medidas semelhantes.

Com a aprovação dessa iniciativa, São Sebastião estará dando um passo importante rumo a um futuro mais seguro, sustentável e resiliente.

Notícias sobre Gestão de Unidades de Conservação

Subscribe for the updates!

Subscribe for the updates!

× WhatsApp