Ir para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé
Dia dos Manguezais tem ação ambiental em São Sebastião

Em ação conjunta da Secretaria do Meio Ambiente e diversas instituições, incluindo o ICC, foram retiradas mais de 2 toneladas de resíduos nos manguezais de São Sebastião

Os manguezais são um dos ecossistemas mais produtivos do planeta. Estima-se que ¾ das espécies de peixes marinhos de interesse comercial dependem dos manguezais para seu desenvolvimento. Dada sua importância, foi criada uma data internacional para focar em ações de preservações dos mangues, é o International day for the defense of the mangrove ecosystem, ou Dia Internacional de Defesa do Ecossistema Manguezal. Celebrado desde o ano 2.000, o dia 26 de julho é lembrado por movimentos ativistas ambientais em todo o mundo.

Em São Sebastião, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Meio Ambiente – SEMAM, iniciou em 2017 um trabalho de monitoramento das áreas de manguezais ainda encontradas no município. Com isso, algumas áreas do município foram selecionadas para ações, entre elas: Mangue do Araçá no Bairro Topo Varadouro; Mangue do Colhereiro ao lado da Travessia São Sebastião – Ilhabela; Mangue do Rio Sahy na APA Baleia Sahy e Mangue da Enseada no Bairro Enseada ao norte de São Sebastião.

Dia dos Manguezais tem ação ambiental em São Sebastião

Nesse sentido, no mês de julho, foi realizada uma ação de limpeza nos mangues do município. O ICC, em conjunto com outras ONGs que atuam na região, participou ativamente de todas as ações que foram realizadas em São Sebastião. Foram 4 dias de ações de limpeza e conscientização da população, incluindo o mangue da APA Baleia Sahy, no dia 27.

O objetivo principal das ações de limpeza dos mangues foi alcançado. Ao todo, foram coletados 2.097 kg de resíduos nos manguezais de São Sebastião. Sendo cerca de 667 kg no manguezal do Araçá, 537 kg no mangue do Colhereiro, 530 kg no manguezal da Enseada e 343 kg do manguezal da APA Baleia Sahy, um dos manguezais mais preservados e limpos do Município.

Além de fortalecer a parceria entre as Instituições participantes, houve uma troca de conhecimento e experiência de todos os envolvidos. No total dos quatro dias de ação, aproximadamente 100 pessoas participaram diretamente, além disso, os participantes tonaram-se multiplicadores das iniciativas já realizadas pelas instituições envolvidas, o que fortalece ainda mais o planejamento para futuras ações.

APA Baleia Sahy

Ainda durante a ação de limpeza do mangue da APA Baleia Sahy, foi realizada uma subida ao Rio Sahy com os participantes da ação e os membros da Secretaria do Meio Ambiente do Município de São Sebastião. Além de serem agraciados com a beleza natural da unidade de conservação, os participantes tiveram oportunidade de ouvir sobre a fauna, a flora e a importância da APA para o município e a comunidade local. A ação foi realizada em conjunto com o Instituto Verdescola, que utiliza a APA Baleia Sahy como laboratório a céu aberto para as aulas de educação ambiental.

Deixe um comentário

0.0/5

Subscribe for the updates!

Subscribe for the updates!

× WhatsApp