Skip to content Skip to sidebar Skip to footer
Praia de Guaecá em São Sebastião (foto: Igor Fogaça / G1)

Iniciativa da entidade de moradores do bairro foi aprovada pelo conselho municipal do meio ambiente.

Por G1 Vale do Paraíba e Região

A praia tem dois quilômetros de orla e a parte alta está em um território dentro do Parque Estadual Serra do Mar. A parte baixa do bairro, de frente com a praia, não está dentro da área do parque e, por isso, a associação quer transformar a área que está fora da Serra do Mar em APA.

Assista ao vídeo da matéria no link: globoplay.globo.com/v/7845356/

A área que será protegida é de aproximadamente 29 mil m². O estudo de viabilidade da APA está sendo feito há um ano pelo Instituto de Conservação Costeira. André Motta, representante do instituto, explica que a medida não deve inviabilizar novas contruções no local.

“É possível que ocorram empreendimento planejados? Sim. Quem vai dizer isso é o plano de manejos, estudos que vão ser feitos como se fosse um plano diretor municipal de uma cidade. O plano de manejo vai determinar o zoneamento daquilo que é ou não permitido”, disse.

O objetivo da APA é que ela se torne uma conexão entre o bairro e o Parque Estadual da Serra do Mar – a iniciativa vai auxiliar na preservação dos animais e das plantas que existem na região.

“A importância de se preservar essa área de fundo é preservar a bacia hídrica, que é importante e abastece de água não só dos moradores de Guaecá, mas os moradores Barequeçaba e da Pitangueiras” disse Tatiana Araújo, empreendedora social.

Após a aprovação de criação da APA pelo conselho municipal de meio ambiente, as secretarias do município também vão analisar a proposta. A previsão é que a análise e aprovação sejam concluídas até 2020.

Fonte: Link Vanguarda / G1 Vale do Paraíba e Litoral Norte

Leave a comment

0.0/5

Subscribe for the updates!

[mc4wp_form id="461" element_id="style-11"]

Subscribe for the updates!

[mc4wp_form id="461" element_id="style-11"]
× WhatsApp