Ecobarreira implantada no Rio Sahy atingiu a marca de 100 kg de resíduos que foram retirados, evitando que chegassem ao oceano
A Ecobarreira do Rio Sahy, localizada na Área de Proteção Ambiental Baleia Sahy – APA/BS, atingiu, na última semana, a marca de 100 quilos de resíduos recolhidos. A primeira coleta realizada pela equipe técnica do Instituto Conservação Costeira – ICC foi em 30 de julho de 2022. Materiais como plásticos, vidros, pedaços de madeira e até animais mortos foram retidos para que não chegassem ao oceano.
Diariamente, os técnicos do ICC realizam a inspeção da Ecobarreira como ação de Fiscalização e Monitoramento, recolhendo materiais e encaminhando para a AS AMBIENTAL, empresa que é responsável pela gestão dos resíduos sólidos no município de São Sebastião.
A comunidade reconhece e destaca o trabalho e esforço que vem sendo realizado pois, nos últimos meses, esses resíduos descartados irregularmente nos bairros que cercam o rio Sahy foram barrados e impedidos de chegar ao mar.
Hoje, sabemos que a Ecobarreira é essencial para a conservação do ambiente e que, por meio desse projeto, conseguimos recolher esses materiais e dar a destinação adequada a esses resíduos.
Mantido e coordenado pelo ICC e VERDESCOLA, o projeto tem o apoio das secretarias municipais de Serviços Urbanos e do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, do Departamento de Água e Esgotos (DAEE), da CETESB e das associações de bairro da Baleia e Barra do Sahy.
Um projeto inovador no município de São Sebastião, pois mais do que recolher resíduos, é praticamente um movimento, que promove a educação ambiental e estimula outras iniciativas sustentáveis.