No dia 1º de março comemoramos o Dia do Turismo Ecológico. Você sabe o que é isso? Nesse post, a gente explica a importância dessa data para a preservação do patrimônio natural e cultural do planeta e da nossa região.
De acordo com a definição do Ministério do Meio Ambiente é “o segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentivando sua conservação e buscando a formação de uma consciência ambiental promovendo sempre o bem estar entre as populações”.
O turismo ecológico é caracterizado pelo contato com ambientes naturais e pela realização de atividades que promovam a vivência e o conhecimento da natureza, além de visar à proteção dessas áreas. Também é uma ferramenta bastante útil para capacitar comunidades locais ao redor do mundo a alcançar um desenvolvimento sustentável.
Atualmente, é o ramo da indústria de turismo que mais cresce em todo o planeta, com um faturamento de cerca 70 milhões de dólares.
Um dos grandes objetivos do ICC é estimular o turismo ecológico dentro da APA Baleia Sahy, com atividades como passeios pelo rio e pelo mar com barqueiros da comunidade tradicional caiçara. A primeira parte do roteiro é pelos rios que cortam a APA, onde pescadores tradicionais da região levam os turistas passando por manguezais da região e enchendo seus corações de boas histórias.
Por meio de projetos de apoio e desenvolvimento de turismo ecológico, o Instituto Conservação Costeira (ICC) apóia a PROSAN, entidade de utilidade pública sem fins lucrativos, composta por ex-pescadores artesanais, caiçaras nativos e barqueiros que sobrevivem da pesca e de passeios turísticos na região. Além disso, o Instituto também apoia outras iniciativas locais ligadas ao turismo de contemplação e esportes aquáticos.
Saiba mais em nosso site e veja como apoiar nossas iniciativas. Parcerias e doações são necessárias para seguir com esta proposta e ampliar nossas ações na região.