Vazamentos de esgoto em Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp no Rio Negro e Rio Sahy atingiram manguezal e podem ter comprometido a balneabilidade das Praias da Barra do Sahy e Baleia
Após uma série de análises e constatações, no mês de fevereiro, o Instituto Conservação Costeira protocolou perante o Ministério Público uma nova denúncia de vazamento de esgoto no Rio Sahy, sob responsabilidade da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp.
Em dezembro de 2018, foram constatados derramamentos de esgoto in natura no Rio Negro e Rio Sahy, entre os dias 22 e 28, por falha de equipamento na elevatória da Sabesp. Estes derramamentos ocorreram nos rios que compõem a APA Baleia Sahy, atingindo o manguezal e chegando à foz do rio e, possivelmente, comprometendo a balneabilidade da Praia da Barra do Sahy. A situação foi agravada pelas chuvas e correntes marítimas, comprometendo também a balneabilidade da Praia da Baleia.
A situação estendeu-se para este ano de 2019 e há graves suspeitas de estar diretamente relacionada às constantes falhas operacionais no sistema da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Sabesp.
No documento, o ICC requereu ao Ministério Público a imediata expedição de recomendação à Sabesp para realizar vistoria na rede, estações de bombeamento e elevatória, para fins de constatar o perfeito funcionamento da ETE; a instalação de gerador de energia, para fins de evitar paralização do bombeamento com quedas constantes de energia e consequente despejamento de esgoto na área da APA; a mitigação dos danos causados e já perpetrados na área e a realização de campanhas ambientais, visando fomentar o aumento no número de ligações na rede da Barra do Sahy e Baleia.
O ICC, unindo forças com parceiros como a SABS – Associação de Amigos da Barra do Sahy e SABALEIA – Associação de Amigos da Praia da Baleia, estará desenvolvendo rigoroso estudo para proceder análises laboratoriais nas referidas praias e no Rio Sahy e Negro, e também operações “caça esgoto”, entre outras campanhas visando fomentar a ligação das residências à rede de esgoto.
O projeto Balneabilidade, conta também com aferições regulares realizadas pelos educadores e alunos do Instituto Verdescola, que acompanham ao longo do ano as análises da água do rio, fomentando a conscientização ambiental das comunidades existentes no entorno da APA.
Seguimos lutando pela balneabilidade e pela qualidade ambiental da Praia da Baleia e Barra do Sahy, acompanhe e apoie nossas ações, a bandeira verde de nossas praias depende do seu apoio!
2 Comments
Edith
Esperamos que algo seja feito urgentemente para que possa haver tempo de regeneração
Fabio - Jacui
Somente com a comunidade atenta às agressões ocasionadas pela poluição marinha , conseguiremos preservar os oceanos. Aloha! Jacui