Aproveitando o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, ICC busca conscientizar a todos sobre o uso responsável dos recursos hídricos e combate à poluição, não apenas por questões ambientais, mas também de saúde pública. Lavar as mãos com água e sabão é uma das principais maneiras de evitar a propagação do coronavírus.
No último dia 22 de março, comemoramos o Dia mundial da Água, utilizando anualmente para reforçar a importância do bom uso dos recursos hídricos. Queremos nesta oportunidade, diante da pandemia do Coronavírus que atinge o mundo todo, reforçar a importância da água no nosso cotidiano, não só no âmbito ambiental, mas no que diz respeito ao seu papel social e sanitário.
Sabemos que uma das principais formas de não disseminar o COVID-19 é lavar bem as mãos com água e sabão, o que para nós, que temos a água em disponibilidade e abundância, pode parecer uma ação simples. Agora, pense nos lugares do Brasil e de outros países onde este recurso já não é abundante e, muitas vezes, até indisponível.
Dados da Unicef informam que 40% da população mundial não possui em casa um local para higienização com água e sabão. Isso representa, aproximadamente, 3 bilhões de pessoas. Para eles, lavar as mãos, que é a medida mais simples para combater esta pandemia, não é uma opção disponível.
A questão da falta da infraestrutura básica de saneamento e a falta de água potável para um simples ato como lavar de mãos volta à tona com esta pandemia do COVID-19. Por isso, é de grande importância que sejamos conscientes com o uso da água e reforce o combate à poluição dos recursos hídricos. Não é apenas uma questão ambiental, a disponibilidade e preservação dos recursos hídricos está diretamente ligada à questão da saúde humana.
Contamos com a sua colaboração na disseminação desta importante informação, relembrando a todos os seus amigos e familiares sobre a importância de sermos conscientes. E, já que temos a oportunidade de contar com este precioso recurso hídrico, vamos utilizá-lo de maneira responsável e sustentável.