Ir para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé
Desenvolvimento Sustentável Do Turismo Nas Ilhas De São Sebastião - ICC

Reunião com a Secretaria de Turismo de São Sebastião tratou do ordenamento da visitação às Ilhas, na Barra do Sahy. Objetivo é reduzir impactos ao meio ambiente de São Sebastião, promovendo o turismo sustentável.

O ICC foi convidado a participar, no dia 13 de fevereiro, de uma conversa inicial sobre o ordenamento da visitação das Ilhas, na Barra do Sahy, organizada pela Secretaria de Turismo de São Sebastião.

As Ilhas ficam a cerca de 1,5km de distância da Praia da Barra do Sahy, em São Sebastião, e as saídas de barco ocorrem geralmente do Portinho, local de onde barqueiros fazem o translado em poucos minutos até as Ilhas. Porém, as Ilhas recebem também visitantes que chegam de jet ski, caiaques, stand up e outros barcos que saem de diversos de São Sebastião.

Nos últimos anos, a visitação tem aumentando significativamente, juntamente com os problemas. Entre eles, problemas relacionados à gestão dos resíduos gerados, à falta de sinalização e de segurança marítima, à falta de controle nos horários e quantidade de pessoas que visitam o local por dia, o que vem acarretando em inúmeros impactos que ameaçam a qualidade ambiental das Ilhas.

Outro ponto trazido pela Secretaria de Turismo durante a reunião foi o interesse em inserir este atrativo no Cadastur, do Ministério do Turismo. O Cadastur é um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do Turismo. Além de ser uma fonte de consulta do turista, o cadastro oferece diversas vantagens e oportunidades para os seus cadastrados.

Para tanto, é necessário que seja feita, por parte do município, a padronização e organização da visitação pública do atrativo. Além da parte operacional, da qual fazem parte as agências de turismo, operadoras, barqueiros e marinas náuticas, é necessário que o planejamento e ordenamento legal das Ilhas esteja regulamentado para inscrição no Ministério do Turismo.

Este encaminhamento ficou sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente para que verifique, junto aos órgãos competentes, qual normativa poderá ser implantada para a visitação e uso público. Além disso, em conjunto a Secretaria de Turismo, será realizado um pré-cadastro de todos os barqueiros, associações, agências e marinas que realizam passeios para as Ilhas, mapeando os pontos de saída, valores, tipo de translado, entre outras características importantes para o ordenamento.

O ICC está acompanhando esse processo para que todos os barqueiros e caiçaras que trabalham com isso há anos sejam contemplados com o ordenamento. É importante destacar que o portinho da Barra do Sahy, que serve como ponto de partida para este passeio, é a porta de entrada para APA Baleia Sahy, portanto, está contemplado no planejamento e ordenamento que o ICC já realiza – saiba mais clicando aqui.

A preocupação do Instituto é que não aumente a destinação inadequada dos resíduos e que a ampliação da divulgação deste atrativo sirva também para a valorização da cultura tradicional caiçara e para o desenvolvimento sustentável da região.

Deixe um comentário

0.0/5

Subscribe for the updates!

Subscribe for the updates!

× WhatsApp