Em Encontro da Câmara Técnica de Educação Ambiental do CBH, ICC questionou a eficácia dos Programas de Educação Ambiental relacionados a grandes empreendimentos, como o Porto de São Sebastião e Rodovias Contorno e Duplicação da Tamoios, entre outros
O ICC participou, no dia 20 de junho, em Caraguatatuba, do Encontro da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte – CBH, que tratou sobre grandes empreendimentos do Litoral Norte.
Na ocasião, foram apresentados todos os Programas de Educação Ambiental – PEAs – relacionados a grandes empreendimentos, como o Porto de São Sebastião, Pré-sal, Usina de Tratamento de Gás, Rodovias Contorno e Duplicação da Tamoios, entre outros, que afetam diretamente o meio ambiente na região.
O ICC questionou a eficácia e os resultados dos programas apresentados e que vêm sendo desenvolvidos, e se colocou como interlocutor no sentido de estreitar as relações entre as empresas e as comunidades locais. O objetivo é o aperfeiçoamento dos resultados e objetivos dos PEAs, uma vez que estes são objeto de condicionantes exigidos pelo IBAMA, no âmbito dos processos de licenciamento dos empreendimentos.
O ICC relatou sua experiência junto ao Instituto Verdescola nas ações de educação ambiental da APA Baleia Sahy, transformando a Unidade de Conservação em um laboratório a céu aberto, visando promover a prática e a conscientização ambiental das crianças e jovens da região.