ICC investe em qualificação para tratar problemática do lixo no entorno da APA Baleia Sahy e envia representantes do Instituto e da Verdescola para o 1º Fórum Resíduo Zero, realizado no mês de janeiro em Ilhabela
A convite do ICC, o educador do Instituto Verdescola, Fernando Almeida, e a estagiária do curso de gestão ambiental da Universidade Federal de São Carlos, Renata Cruz, estiveram em Ilhabela para 1º Fórum Resíduo Zero, realizado no dia 25 de janeiro. Com uma série de palestras, o seminário foi aberto ao público e buscou apresentar soluções viáveis e práticas para aprimorar a gestão dos resíduos no município e, porque não, em todo o Litoral Norte.
Umas das técnicas apresentadas pelo palestrante Claudio Espinola, do Morada na Floresta, mostrou como é possível trabalhar a temática do resíduo orgânico com composteiras.
Outra técnica apresentada está relacionada com a problemática das bitucas de cigarros, que são descartadas de forma inadequada nas calçadas e nas areias das praias. Marcos Poiato, do Poiato Recicla, apresentou uma “bituqueira” onde as pessoas podem destinar corretamente suas bitucas de cigarro que, após recolhidas e processadas, podem ser transformadas em papel para ser reutilizadas.
Além destas duas técnicas apresentadas, Kevin Drew coordenador sênior do projeto Resíduo Zero em San Francisco (Califórnia, EUA), explicou a trajetória e implementação do projeto, seus objetivos, as dificuldades, como foram superadas e como se tornaram exportadores do conceito resíduo zero.
Aos representantes do ICC presentes, foi possível através das palestras ministradas conhecer técnicas simples e inovadoras que focam em mitigar a problemática dos resíduos. Problemática esta que nos atinge em larga escala nos dias atuais e que precisa ser tratada além do foco da remediação, por meio de medidas que previnam, eduquem e que, futuramente, possam extinguir esse problema que hoje estamos enfrentamos com os resíduos sólidos.