Secretários das quatro cidades da região assinaram uma carta de compromisso visando a preservação da vida marinha e buscando ações que diminuam o impacto dos resíduos nos oceanos
No dia 14 de setembro, o ICC participou do1º Encontro dos Secretários de Meio Ambiente do Litoral Norte na cidade de Ilhabela, a convite da Secretaria Municipal De Meio Ambiente de São Sebastião.
O tema central do encontro foi o oceano sem plástico, que contou com a presença dos secretários de meio ambiente das quatro cidades do Litoral Norte: São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba. Durante o evento, os representantes das cidades falaram sobre quais ações relevantes estão sendo tomadas em seus respectivos municípios e citaram instituições parceiras para diminuir o impacto dos resíduos nos mares. O ICC, representado pela advogada Fernanda Carbonelli, apresentou o projeto de ecobarreira que está em vias de ser instalada no Rio Sahy para conter e diminuir o impacto dos resíduos advindos do entorno da APA Baleia Sahy que acabam no rio e no mar.
Para firmar o compromisso coletivo de conservação e preservação do meio ambiente, foi assinada pelos quatro secretários uma carta com seis princípios, visando a preservação da vida marinha e ações que diminuam o impacto dos resíduos nos oceanos. O documento deve conter, ainda, a assinatura dos prefeitos a fim de reforçar o compromisso coletivo. Entre as intenções da carta, estão:
1. Tomar medidas públicas que reduzam a quantidade de produtos à base de plásticos derivados de petróleo, através da redução de seu consumo pelo redirecionamento das compras públicas.
2. Apoio das Câmaras de Vereadores na aprovação de legislação que proíba ou restrinja o uso de materiais plásticos no comércio municipal, favorecendo a substituição por produtos biodegradáveis.
3. Articulação com os setores empresariais visando o estímulo ao uso de produtos alternativos aos plásticos nos estabelecimentos de turismo litorâneo, principalmente restaurantes e quiosques de praia.
4. Reforço da limpeza pública das orlas das praias, com decidido programa de reciclagem, evitando-se que materiais plásticos sejam levados ao mar.
5. Implementar um programa conjunto de educação e conscientização ambiental, tanto nas escolas quanto junto aos moradores e turistas.
6. Envolvimento das entidades ambientalistas e representativas, capaz de mobilizar a sociedade civil na proteção da biodiversidade marinha e na defesa da sustentabilidade dos oceanos.
Além da carta de compromisso, os secretários se comprometeram a trabalharem em conjunto dando continuidade ao encontro, trabalhando em conjunto e alinhando suas agendas para juntos avançarmos nas políticas públicas ambientais de toda a região.