Nos dias 9 e 10 de setembro, a equipe da TV Record esteve em São Sebastião para acompanhar de perto o trabalho do Instituto Conservação Costeira (ICC) após a tragédia socioambiental que atingiu a região em 2023. Durante dois dias de imersão no território, os jornalistas conversaram com técnicos do ICC, estudantes e membros da comunidade local para conhecer melhor as soluções desenvolvidas pelo instituto para promover a recuperação ambiental e a segurança das populações.
Entre os destaques da visita, a equipe participou do projeto Escolas Seguras, acompanhando as atividades da Escola Municipal Mathew Lucca Carmo Damasceno, no Sertão de Camburi. Durante a ação, foram entrevistados alunos, professores e a comunidade escolar, que relataram a importância do programa para a educação ambiental, prevenção de riscos e formação de consciência sobre desastres naturais.
A reportagem também incluiu gravações com Fernanda Carbonelli, diretora executiva do ICC, que explicou o papel do instituto durante e após a tragédia de 2023, destacando as estratégias de restauração ecológica, que combinam ciência, inovação e participação comunitária.
Além disso, a equipe entrevistou parceiros do ICC envolvidos no Projeto Restaura Litoral, entre eles, a Atlântica Consultoria Ambiental, responsável pelo planejamento do projeto de restauração e pelo monitoramento das áreas recuperadas, e a Ambipar, que trouxe a inovação tecnológica ao projeto, com o uso de drones e biocápsulas para acelerar a regeneração dos ecossistemas.