A Escola Estadual Plínio Gonçalves de Oliveira, localizada em São Sebastião, vivenciou uma semana educativa transformadora entre os dias 9 e 11 de outubro, com a realização da Semana para Educação de Riscos e Desastres. O evento, promovido pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) da Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), em parceria com a Defesa Civil do Estado, Secretaria da Educação, Gerência de Apoio do Litoral Norte, Corpo de Bombeiros e Instituto Conservação Costeira (ICC), visou conscientizar os estudantes sobre a importância da prevenção e ações diante de situações de risco.
Durante essa semana, os estudantes foram beneficiados com um ciclo de palestras elucidativas sobre planos de contingência, medidas adotadas em casos de desastre, ações de resgate, além de participarem de oficinas focadas na avaliação e monitoramento de riscos. O treinamento simulado de abandono emergencial, realizado com professores e alunos, foi uma das atividades destacadas, evidenciando o compromisso com a preparação da comunidade escolar para possíveis desafios.
São Sebastião, fortemente impactada pelas chuvas de fevereiro, tem mobilizado diversos setores em ações preventivas e de estruturação da resiliência local. O treinamento realizado na Escola Plínio Gonçalves de Oliveira foi um passo significativo para aumentar o senso de percepção de risco entre os estudantes, promovendo uma cultura de prevenção por meio de medidas educativas.
A parceria entre instituições como o ICC e a escola é evidenciada pela visita técnica realizada em 24 de outubro. Focada na Escola Plínio Gonçalves de Oliveira, mais afetada pelas chuvas, essa visita foi concebida após o encontro na Semana de Educação para Redução de Riscos e Desastres. A iniciativa destaca a importância de envolver atores e instituições locais na capacitação dos estudantes e do corpo docente.
O objetivo principal dessa parceria é fazer com que os estudantes se apropriem do território, construindo uma rede de proteção e preservação da Área de Proteção Ambiental Baleia Sahy (APABS). Além disso, busca-se consolidar o conhecimento dos alunos por meio de atividades pedagógicas realizadas em campo, reconhecendo a eficácia do estudo do meio para a consolidação de conceitos e habilidades.
Durante o encontro, foram realizadas palestras e rodas de conversa que enfatizaram a importância da criação de unidades de conservação. O ICC apresentou seu acervo biológico e pedagógico, promovendo uma abordagem interdisciplinar que integra diversas áreas do conhecimento. O encerramento do evento foi marcado por uma atividade lúdica, o “jogo da memória da APA BALEIA SAHY”, que teve como objetivo trabalhar a interatividade, participação e união entre os participantes, transmitindo conceitos técnicos de forma lúdica.
A próxima etapa dessa iniciativa é a saída técnica embarcada com os estudantes para a APA baleia sahy. Essa experiência promete enriquecer ainda mais o aprendizado dos estudantes, proporcionando vivências práticas que fortalecem a compreensão e a conscientização ambiental.
Em resumo, a Semana para Educação de Riscos e Desastres na Escola Plínio Gonçalves de Oliveira destaca-se como um exemplo inspirador de como a educação aliada à prática e parcerias locais pode moldar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar desafios ambientais. Essas iniciativas não apenas contribuem para a segurança da comunidade escolar, mas também promovem a preservação ambiental e o desenvolvimento de uma consciência coletiva sobre os riscos e desastres.