Nos dias 27 e 28 de junho, o Instituto Conservação Costeira (ICC) participou da 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas, no Memorial da América Latina, em São Paulo, levando uma mensagem clara: é hora de colocar as comunidades no centro das decisões sobre o futuro urbano do estado. Representando tanto o segmento das ONGs quanto o município de São Sebastião, o ICC defendeu que não há cidades sustentáveis sem ouvir quem vive nas bordas — territórios diretamente afetados pelas mudanças climáticas e historicamente invisibilizados nas políticas públicas.
Com o tema “Construindo a Política Estadual de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a conferência reuniu diversos setores para discutir diretrizes para o urbanismo em São Paulo. Na mesa técnica do dia 27, Fernanda Carbonelli, diretora executiva do ICC, falou em nome das organizações da sociedade civil, destacando o papel estratégico das ONGs na construção de cidades resilientes e verdadeiramente democráticas. Já Edson Lobato, coordenador socioambiental do Instituto, atuou como delegado eleito por São Sebastião, levando propostas concretas baseadas nas experiências do Litoral Norte.
“Não basta planejar cidades ‘sustentáveis’ no papel. É preciso ouvir os territórios que vivem diariamente os impactos da emergência climática. Vamos falar por nós, mas também por todas as organizações que constroem soluções em meio a tantos retrocessos”, destacou Fernanda.
Reconhecido como a Melhor ONG de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Brasil em 2024, o ICC tem sido protagonista em soluções inovadoras no Litoral Norte. Entre suas ações, estão a gestão participativa da APA Baleia Sahy, a restauração de encostas com drones após desastres naturais, e programas de educação climática como o Projeto Escolas Seguras. Além disso, o Instituto ocupa assentos em conselhos estaduais estratégicos, garantindo que as vozes da sociedade civil sejam escutadas — e consideradas — nas decisões que moldam o presente e o futuro das cidades paulistas.