Equipamentos das Elevatórias de Tratamento de Esgoto na região da APA continuam apresentando falhas, comprometendo os recursos naturais e colocando em risco a saúde dos moradores do entorno destas estações.
O ICC fiscaliza e luta pela balneabilidade das praias da Baleia e Barra do Sahy, do Rio Sahy e pelo ordenamento do esgotamento sanitário dos bairros adjacentes à APA Baleia Sahy. Esse trabalho é realizado por meio de conservas, requerimentos protocolados, denúncias e inquéritos civis junto à SABESP desde 2013.
Já obtivemos alguns retornos de requerimentos protocolados, como foi o caso da instalação de novos geradores nas Elevatórias de Tratamento de Esgoto (leia mais nessa outra matéria), para evitar possíveis falhas no bombeamento de esgoto provocadas por falhas mecânicas ou em caso de falta de energia. Essas falhas já geraram vazamentos nas ruas onde a estação fica localizada, a preocupação é que escorra diretamente para o Rio Sahy, causando graves danos ambientais.
No entanto estes equipamentos continuam apresentando falhas, comprometendo e colocando em risco não só os recursos naturais, como a saúde dos moradores do entorno destas estações, já que o esgoto vaza e muitas vezes escorre pelas guias e calçadas onde muitos moradores transitam. Neste contexto, protocolamos neste mês de abril uma nova denúncia via e-mail (devido ao isolamento social em que vivemos pela pandemia do COVID 19), em que fizemos os seguintes requerimentos:
- A expedição de recomendação à SABESP para realizar imediata vistoria na rede, estações de bombeamento e elevatória, para fins de constatar o perfeito funcionamento da ETE;
- Garantias de funcionamento do gerador de energia, para fins de evitar paralização do bombeamento e consequente despejamento de esgoto na área da APA;
- A mitigação dos danos causados e já perpetrados na área;
- A realização de campanhas ambientais, visando fomentar maior número de ligações nos bairros da Baleia e Sahy.
Ainda estamos aguardando um retorno em forma de nota técnica por parte da Sabesp, mas já fomos informados do recebimento do Ofício, e que este encontra-se em análise do corpo técnico da Sabesp. Em breve, teremos novas notícias sobre a resposta dos requerimentos feitos e atualizaremos a todos.
2 Comments
Jane casella
Parabéns pelo belo trabalho do ICC. Gostaria de saber se o ICC juntamente com outras entidades e representantes, pensa em uma ação junto à instâncias superiores à Sabesp . Isto devido ao fato de que há muito tempo a Sabesp vem prestando serviços precários à referida APA com consequências gravíssimas à população, ao meio ambiente e ao turismo na região. Gostaria muito de saber mais sobre o assunto é me coloco à disposição para ajudar nessas tratativas. Obrigada pelo belo trabalho e esforço em prol do bem comum. Abraço
Instituto Conservação Costeira
Obrigada pelo apoio!
Claro Jane, já protocolamos em instâncias superiores em outros momentos e o ICC tem representação e participação ativa nos conselhos municipais, estaduais e regionais o que fortalece as nossas ações, mas é um trabalho continuo de monitoramento e fiscalização.
Para saber mais sobre, entre em contato com renata@icc.eco.br ou angelica@icc.eco.br .
Temos certeza que podemos somar esforços!