Os estudantes que integram o Projeto Escolas Seguras, realizado pelo Instituto Conservação Costeira (ICC), participaram dos simulados de emergência promovidos pela Defesa Civil de São Sebastião em Boiçocanga e na Vila Sahy. As atividades fazem parte de um importante trabalho de preparação comunitária para a redução de riscos em regiões suscetíveis a deslizamentos.
Antes dos simulados, os alunos das escolas envolvidas (Escola Luiz Monteiro Antônio, Escola Henrique Tavares e Escola Mathew Lucca) realizaram atividades de cartografia social, mapeando áreas de risco e segurança em seus bairros e identificando rotas de fuga, pontos de apoio e fatores que aumentam a vulnerabilidade das comunidades.
Durante os simulados, os estudantes puderam colocar esse conhecimento em prática, acompanhando as equipes da Defesa Civil, percorrendo rotas de evacuação e entendendo, de maneira clara e prática, como agir em situações de emergência. As ações contaram também com o apoio da Amovila, reforçando a participação da comunidade local.
A integração entre educação, participação estudantil e preparação comunitária é um dos pilares do Projeto Escolas Seguras, que busca fortalecer a resiliência do território por meio do conhecimento e da cidadania ambiental. A iniciativa reforça que a informação é uma das principais ferramentas de proteção para enfrentar eventos extremos.
O Projeto Escolas Seguras é realizado pelo Instituto Conservação Costeira, com patrocínio da Gerando Falcões e apoio do CEMADEM Educação, da Defesa Civil de São Sebastião e da Secretaria Municipal de Educação.

