Ao longo do mês de outubro, o ICC deu continuidade às atividades do quarto módulo do projeto Escolas Seguras, desenvolvido em diferentes escolas públicas de São Sebastião (SP). Nesta etapa, dedicada às Cartografias Sociais, o foco esteve em estimular a leitura crítica do território, fortalecendo o olhar dos estudantes sobre os espaços onde vivem e sua relação com os riscos e desafios ambientais locais.
As ações foram realizadas nas escolas 8 escolas participantes do projeto em 2025:
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Escola Estadual Sebastiana Costa Bittencourt (Barra do Una)
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Escola Municipal Nair Ribeiro de Almeida (Juquehy)
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Escola Municipal Plínio Gonçalves de Oliveira (Juquehy)
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Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus (Barra do Sahy)
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ETEC-CD Instituto Verdescola (Barra do Sahy)
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Escola Municipal Mathew Lucca Carmo Damasceno (Camburi)
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Escola Estadual Warkir Vergani (Boiçucanga)
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Escola Municipal Professor Antônio Luiz Monteiro (Boiçucanga)
Durante os encontros, os alunos confeccionaram mapas participativos utilizando tecidos, projetores e recursos audiovisuais, representando ruas, rios, áreas de risco e elementos da paisagem local. O processo também inclui saídas de campo para observação direta, entrevistas com moradores e comerciantes e o uso de cartilhas educativas sobre mudanças climáticas, vulnerabilidade e prevenção de desastres.
As turmas demonstraram grande envolvimento e senso de pertencimento, refletindo sobre as transformações do território e os impactos ambientais em suas comunidades. Segundo o ICC, o trabalho com as cartografias sociais vai além da sala de aula: desperta o olhar crítico dos estudantes, fortalece o vínculo entre escola e território e contribui para a construção de comunidades mais conscientes e preparadas para o futuro.

