O Instituto Conservação Costeira (ICC) deu um passo importante na proteção dos recursos hídricos em São Sebastião com o lançamento do curso Guardiões dos Rios. Voltado a cidadãos interessados em preservar rios e ecossistemas costeiros, o programa amplia a atuação do ICC, que já realiza o monitoramento do Rio Sahy, para outras bacias hidrográficas do litoral norte de São Paulo.
O curso foi realizado em dois encontros: online, no dia 29 de outubro, e presencial, no dia 5 de novembro, no IEC Raízes, em Boiçucanga. A formação integrou atividades teóricas e práticas sobre monitoramento participativo da água, legislação ambiental, saneamento e boas práticas de gestão hídrica.
A iniciativa teve como objetivo criar uma rede de vigilância comunitária, estimulando que cada participante se torne um guardião ativo de seu território. “Queremos ampliar o conhecimento técnico e despertar o protagonismo ambiental local, incentivando ações rápidas diante de sinais de degradação ambiental”, destaca a equipe do ICC.
O curso chega em um momento crítico para a qualidade da água no litoral paulista. Segundo o último boletim da CETESB, 15 pontos da costa estão impróprios para banho, evidenciando a ligação direta entre a conservação dos rios e a saúde das praias, além da necessidade de monitoramento contínuo e articulação de políticas públicas para a melhoria ambiental das águas de São Sebastião.

