Alunos de Robótica do Instituto Verdescola participam da FIRST Lego League, torneio que desafia estudantes a buscarem soluções para problemas da sociedade. Projeto busca solucionar a questão dos “gatos” na rede elétrica.
A turma de Robótica do Instituto Verdescola, coordenada pelo professor André, do Serviço Social da Indústria – SESI, está participando da FIRST Lego League, torneio de Robótica que desafia estudantes a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Este ano, o torneio tem como tema as Cidades Inteligentes, e os participantes precisam pesquisar e desenvolver a melhor solução para as problemáticas de grandes metrópoles.
Os alunos do Verdescola escolheram pesquisar sobre a “luz gato”, com o objetivo de buscar uma forma de solucionar esta problemática que atinge, não só as grandes metrópoles, mas que está presente no dia a dia dos alunos em seus bairros. Os “gatos” na rede elétrica trazem grandes riscos à comunidade, que vão muito além de perda do recolhimento monetário das prestadoras de serviços de energia.
A solução proposta pelos alunos é construir um protótipo de biodigestor para gerar energia. O sistema pode ser utilizado no tratamento de dejetos de agropecuária nas propriedades rurais e de esgoto residenciais em pequenas comunidades e em indústrias de alimento. O biodigestor contribui na redução da emissão dos gases do efeito estufa e ainda produz um biogás, que pode ser convertido em energia térmica.
A proposta dos alunos é utilizar o protótipo na Vila Sahy ou no próprio Instituto Verdescola para verificar, através deste experimento, a funcionalidade do modelo para a resolução da problemática da “luz gato” na região.
Este projeto trabalha não só a questão tecnológica, mas a questão socioambiental local, já que o problema está diretamente ligado ao dia a dia dos alunos participantes em suas respectivas comunidades.