Projeto Escolas Seguras: Educando para o risco
Pilar Social do Projeto Restaura Litoral Norte
O Projeto Escolas Seguras é uma iniciativa do Instituto Conservação Costeira (ICC) que visa fortalecer a educação ambiental e climática em escolas públicas de São Sebastião, com foco na prevenção de desastres e na construção de comunidades mais resilientes. O programa atua principalmente em áreas vulneráveis, onde a população está exposta a riscos relacionados a deslizamentos, inundações e ressacas marítimas.
Diante das mudanças climáticas e seus efeitos extremos sobre o clima, torna-se essencial preparar a população para lidar com os riscos, especialmente em um município com relevo acidentado e forte interação com o oceano, fatores que aumentam a vulnerabilidade a deslizamentos, enchentes e outros desastres.
Em 2024, em seu primeiro ano, o projeto Escolas Seguras impactou mais de 1.500 estudantes em 4 escolas públicas de São Sebastião. Em 2025, frente ao sucesso de suas ações e a necessidade de ampliação, o projeto foi ampliado para 8 escolas públicas em parceria com a Gerando Falcões, impactando mais de 3 mil estudantes.
Nosso compromisso vai além da transferência de conhecimento: buscamos estimular a participação ativa de crianças e adolescentes nas decisões que impactam suas vidas. Ao promover a escuta, o protagonismo e o desenvolvimento de competências socioambientais, o ICC reconhece o potencial dos jovens como agentes de transformação em suas comunidades.
Em 2024, os alunos do projeto conquistaram 1º e 2º lugar no Prêmio de Boas Práticas em Redução de Riscos de Desastres, em evento do Cemaden em Educação, destacando o compromisso com a prevenção e educação ambiental.
“Aprender para Prevenir”
A campanha #AprenderParaPrevenir é uma iniciativa do Cemaden Educação, que incentiva todo o país a agir frente aos desastres, tendo como base a Educação Ambiental e a participação comunitária.
A metodologia do Projeto Escolas Seguras foi inspirada nas Jornadas Pedagógicas do Cemaden Educação e adaptada a realidade local, promovendo caminhos de aprendizagem, vivências, investigações com abordagem participativas, como estudo do meio, mapeamentos e visitas monitoradas.
O O Projeto Escolas Seguras também possui um diálogo com a Rede de Educação para Redução de Riscos de Desastres no Litoral Norte de São Paulo, que tem buscado consolidar uma rede colaborativa envolvendo escolas, comunidades locais e tradicionais, órgãos públicos na prevenção e no monitoramento para redução de riscos de desastres no território.
Patrocinado pela Gerando Falcões em 2025, o Projeto Escolas Seguras segue inspirando novas gerações para construir comunidades mais seguras e conscientes.
Realização
Patrocínio
Apoio
