Em setembro, as escolas participantes do Projeto Escolas Seguras deram início ao módulo de Cartografia Social, que convida estudantes a mapear coletivamente seus bairros e refletir sobre os riscos e potencialidades do território. A iniciativa é desenvolvida pelo Instituto Conservação Costeira (ICC) e recebe apoio do Cemaden Educação e patrocínio da Gerando Falcões.
O módulo foi estruturado em quatro encontros. No primeiro, os alunos tiveram uma introdução teórica sobre o conceito de cartografia social, analisando mapas de risco disponibilizados por órgãos competentes e debatendo a importância desse tipo de ferramenta para a prevenção de desastres. O segundo encontro levou os estudantes a uma saída técnica pelo entorno da escola, onde, em diálogo com moradores locais, identificaram áreas vulneráveis, tipos de risco e pontos de segurança.
Agora, eles se preparam para a terceira etapa, em que irão confeccionar os mapas temáticos em grande escala, representando os riscos socioambientais do território a partir das informações coletadas. O módulo será concluído com um quarto encontro, no qual os produtos serão apresentados para toda a comunidade escolar, promovendo o diálogo e fortalecendo a consciência coletiva sobre prevenção e resiliência.
Com a cartografia participativa, o projeto busca não apenas mapear fragilidades, mas também valorizar as potencialidades de cada território, envolvendo alunos, professores e a comunidade em um processo educativo que alia ciência, cultura local e cidadania.