Reunião remota da CIEA discutiu o papel da comissão diante da epidemia do Covid-19 e de que maneira a educação ambiental pode tratar de ações efetivas e de políticas públicas que interferem diretamente na saúde das pessoas e do planeta.
Criada pelo Decreto Estadual n.º 63.456/2018, a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de SP – CIEA – tem como característica principal ser um órgão colegiado de Estado, um espaço formal de diálogo entre sociedade civil e governo para orientar a formulação de políticas públicas em Educação Ambiental. Por reunir representantes de diversos setores e secretarias, a CIEA-SP pode incidir também nas formas como políticas públicas diversas podem incorporar preocupações e cuidados com o meio ambiente, prevendo contribuições efetivas de processos educadores comprometidos com a cidadania e a participação social na gestão pública.
Neste mês a reunião ocorreu de maneira remota e teve como pauta principal a Educação Ambiental e o papel da CIEA na epidemia do Covid-19. Trazendo uma discussão e reflexão sobre qual ação nos cabe e de que maneira a educação ambiental pode tratar de ações efetivas e de políticas públicas.
O tema nos levou a pensar que a Educação Ambiental pode permear em três pontos macros:
• O bem estar das pessoas e a saúde do Planeta;
• Novas formar de consumo e economias criativas;
• E a educação ambiental auxiliando no entendimento das conexões com o saneamento, saúde, interface com doenças de origem animal e a Teoria Gaia.
São questões complexas que já vêm sendo discutidas ao longo destes anos por especialistas, pensadores e cientistas da área, e que pouco têm avançado como política pública. Em temas que envolvem resíduos sólidos, saneamento e saúde os avanços são mais visíveis, porém, a interface deles com o dia a dia das pessoas e da educação ambiental ainda deixa a desejar.
Como encaminhamentos da reunião, foram formados Grupos de Trabalhos para organizar eventos virtuais sobre o tema, além de campanhas de educação ambiental que serão replicadas pelas instituições que compõem a Comissão e andamentos da Política Estadual de Educação Ambiental.