Em outubro, a equipe de Educação Ambiental do Instituto Conservação Costeira (ICC) realizou uma série de atividades imersivas na Área de Proteção Ambiental (APA) Baleia Sahy com estudantes de três escolas públicas de São Sebastião: E.E. Plínio Gonçalves de Oliveira, E.M. Profª Sebastiana Costa Bittencourt e E.E. Profª Dulce César Tavares. As ações contaram com apoio da Prosan — Associação de Pesqueiros e Barqueiros da Barra do Sahy.
A iniciativa integra o conjunto de atividades do ICC voltadas à formação ambiental de crianças e jovens do município, aproximando os estudantes da biodiversidade local e fortalecendo o vínculo com o território caiçara.
Vivências na Mata Atlântica e descoberta do manguezal
Durante os encontros, os alunos participaram de trilhas interpretativas dentro da unidade de conservação, onde puderam observar de perto espécies da fauna e flora da Mata Atlântica, além de conhecer a dinâmica do manguezal, um dos ecossistemas mais ricos e sensíveis da região.
Ao longo do percurso, a equipe do ICC conduziu conversas sobre:
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serviços ecossistêmicos prestados pelos manguezais;
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importância da vegetação nativa para contenção de encostas;
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papel das unidades de conservação para a proteção da biodiversidade;
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pressões ambientais que afetam o litoral norte, como poluição hídrica, ocupação irregular e eventos extremos intensificados pelas mudanças climáticas.
Educação ambiental para fortalecer o pertencimento
Além da experiência em campo, os estudantes participaram de rodas de conversa sobre a história ambiental da região e sobre as práticas culturais caiçaras associadas ao uso sustentável da natureza. As atividades buscaram fortalecer o senso de pertencimento dos jovens ao território e estimular o olhar crítico sobre os desafios socioambientais da cidade.
“Nosso objetivo é fazer com que cada estudante compreenda que a Mata Atlântica não está distante do cotidiano. Ela é parte essencial da vida, da cultura e da proteção da cidade”, destaca a equipe de Educação Ambiental do ICC.
Formação para cidadania e prevenção de riscos
As atividades também reforçaram a importância de conhecer o território como estratégia de prevenção de riscos, especialmente em um município marcado por eventos extremos recentes, como enchentes e deslizamentos.
Ao observar paisagens, cursos d’água, áreas de preservação e regiões mais vulneráveis, os estudantes ampliam sua capacidade de identificar riscos e compreender a relação entre conservação ambiental, segurança e qualidade de vida.
Educação ambiental como ferramenta de transformação
Com as atividades na APA Baleia Sahy, o ICC reafirma seu compromisso com a formação de jovens conscientes e preparados para atuar na defesa do meio ambiente e na construção de um litoral mais resiliente. O projeto segue ao longo do ano com novas trilhas, oficinas, práticas investigativas e ações integradas com as escolas.

